Preparai o caminho do Senhor, aplanai as suas veredas

Amados irmãos:
A liturgia deste dia nos convida a ajustar os nossos caminhos para a chegada do Senhor. Somos todos convidados à conversão, a uma vida de entrega total ao Senhor. Os caminhos precisam ser endireitados e toda pedra ou espinho deve ser removido. O profeta Isaias, na primeira leitura, nos diz, "Abri no deserto um caminho para o Senhor, traçai reta na estepe uma pista para nosso Deus. Que todo vale seja aterrado, que toda montanha e colina sejam abaixadas" (Is. 40, 3-4). O caminho que deve ser aberto é no deserto do nosso coração. Devemos remover tudo aquilo que nos distancia de Deus, os vales do pecado e da injustiça, a montanha do ódio e a colina do orgulho. Ao fim da leitura o profeta narra um pouco como será após a chegada do Senhor.
Fala que Ele anunciará a boa nova a Jerusalém, que verá com poder, estendendo os braços soberanamente. Isaias nos fala ainda que o "Senhor virá como um pastor, que apascentará seu rebanho, reunirá os animais dispersos, carregará os cordeiros nas dobras de seu manto, conduzirá lentamente as ovelhas que amamentam" (Cf. Is. 40, 11). Temos aí a imagem do Bom Pastor que conduz e protege seu rebanho. Ele respeita o estado das suas ovelhas e trata cada uma como merece. O Senhor cuida do seu rebanho por que o ama e não quer que nenhuma das suas ovelhas se perca.

Encontramos na primeira leitura a resposta ao pedido que faz o salmo de hoje, "Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade e a vossa salvação nos concedei" (Sl. 84). De fato, o Senhor mostra a sua face e salva o seu povo mediante o seu unigênito Jesus Cristo. É Ele o rosto humano de Deus que vem ao nosso encontro para nos salvar. Na segunda leitura São Pedro vem dizer, "O Senhor não retarda o cumprimento de sua promessa, como alguns pensam, mas usa da paciência para convosco. Não quer que alguém pereça; ao contrário, quer que todos se arrependam" (Pd. 3, 9). É esta a vontade de Deus, que nenhum de nós se perda ou se desvie do caminho que nos leva ao seu coração de Pai. São Pedro nos convida a ter uma vida reta para quando o Senhor chegar encontrar-nos limpos e prontos para segui-lo, "Portanto, caríssimos, esperando estas coisas, esforçai-vos em ser por ele achados sem mácula e irrepreensíveis na paz" (Pd. 3, 14).

No Evangelho de hoje, São Marcos nos fala da pregação de João Batista no deserto. João Batista pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados. Ele era o percursor de Jesus, sua missão era prepara o povo de Israel para a chegada do Messias, são Marcos destaca, "E saíam para ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados" (Mc. 1, 5). Mais adiante descreve como se vestia João, mostrando o desprendimento que ele tinha das coisas matérias e seu grande empenho em cumprir sua missão, "João andava vestido de pêlo de camelo e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre" (Mc. 1, 6). Ao fim do Evangelho João Batista nos fala da grandeza de Jesus, "Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo" (Mc. 1, 7-8). Jesus é este Senhor poderoso, do qual João fala que não é digno de prostrar-se para desatar-lhe a correia do calçado. Cristo Jesus continua a passar por nossas vidas hoje, nos dando força para caminhar por seus caminhos. Ele por amor, se faz alimento na Eucaristia que comungamos, para desta forma nos guardar até a vida eterna, quando Ele vier cheio de poder e gloria sobre as nuvens do céu.

Caríssimos! Durante esta semana procuremos endireitar os nossos caminhos tortuosos para a chegada do grande Rei Jesus. Que possamos nos purificar por meio do sacramento da Penitencia e nos alimentar do Pão do Céu, isto é, da Eucaristia sinal e presença do Amor de Cristo por nós. Que Maria Santíssima possa sempre interceder por nós seus filhos ao teu Filho Jesus. Maria Mãe da Eucaristia, rogai por nós. Amém.

Nessun commento: