L’Avvento celebra il “già” e il “non ancora” della salvezza

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Origine del iempo dell’Avvento

Il termine latino adventus (traduzione del greco parousia o anche epi- phàneia), nel linguaggio cultuale pagano significava la venuta annuale della divinità nel suo tempio per visitare i suoi fedeli. Il Cronografo romano del 354 usa la formula Adventus Divi per designare il giorno anniversario dell’ascesa al trono di Costantino. Negli autori cristiani dei secoli III- IV, adventus è, tra l’altro, uno dei termini classici per indicare la venuta del Figlio di Dio in mezzo agli uomini, la sua manifestazione nel tempio della sua carne.

“O que vos digo, digo a todos: vigiai!”

Queridos irmãos:
Iniciamos neste domingo o tempo do advento. Tempo de confiança e de espera pelo o Messias que virá. Com toda a Igreja de Cristo exclamamos a uma só voz maranata (vem Senhor Jesus!). Assim como o povo de Israel, nós também confiamos e esperamos nas promessas de Deus, isto é, a chegada do Nosso Salvador. Os judeus esperavam pela primeira vinda do Cristo. Nós sabemos que Ele veio já ao mundo, morreu por nossos pecados, ressuscitou e subiu aos Céus, entretanto, estamos certos de que Ele virá outra vez cheio de gloria e esplendor no fim dos tempos. Por meio da liturgia revivemos aquele momento tão singular onde o Filho de Deus por amor se faz carne, assumiu a humanidade e veio habitar em nosso meio, "que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?" (Sl. 8, 4).